Sala de Imprensa

03.07.2013 PREMIAÇÕES

Câmara Municipal de Caxias do Sul concede título "Empresa Criança" para Empresas Randon

As Empresas Randon receberão, no próximo dia 04 de julho, às 19h30, o título de "Empresa Criança" outorgado pela Câmara Municipal de Caxias do Sul que, a cada dois anos, homenageia uma Pessoa Jurídica que tenha se destacado na contribuição para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, de acordo com a Lei nº 6.087, de 25 de setembro de 2003.
 
O diploma será recebido pelo fundador e presidente do Conselho de Administração das Empresas Randon, Raul Anselmo Randon, que ao longo da trajetória de seis décadas das Empresas Randon, vem defendendo o poder de transformação da Educação sobre o futuro das crianças e dos adolescentes. Essa crença o motivou a idealizar programas como o Florescer e o Qualificar e a apoiar programas públicos, como o Rede Parceria Social, que destina parte do ICMS gerado pelas empresas, para manutenção de projetos de instituições sociais em diversos municípios gaúchos, beneficiando centenas de crianças e adolescentes. Neste ano serão investidos R$ 500 mil em 16 projetos, beneficiando outras 1.318 crianças e adolescentes.
 
 A empresa foi escolhida por uma comissão formada por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), da Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente (RECRIA), do Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança.
 
"Somos amigos das pessoas", afirma Raul Randon, referindo-se às inúmeras ações e programas voltados aos funcionários e seus familiares e à comunidade. Um dos destaques é o Programa Florescer que acolhe crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, em situação de vulnerabilidade social e que participam de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao da escola, justamente para buscarem maiores oportunidades de inclusão.

Uma cartilha de benefícios:

Tanto quanto tarefas a cumprir, o funcionário Randon tem desafios a vencer. É com esta postura que as Empresas Randon traduzem a sua política de valorização das pessoas que são motivadas a crescer dentro de um ambiente onde é oferecido bem-estar, através de uma série de serviços e benefícios em várias áreas, tais como: plano de saúde próprio, assistência jurídica e auxílio-creche, dentre outros, além de programas voltados à formação e aperfeiçoamento profissionais. 
 
Na área da educação e da cultura, o Instituto Elisabetha Randon desenvolve programas próprios. Sob sua guarda estão algumas iniciativas que visam envolver proativamente e incentivar as competências da organização para o desenvolvimento social, baseando-se nas necessidades da comunidade. Entre seus programas, destacam-se o Florescer, o Florescer Iniciação Profissional, o Rede Parceria Social, o Vida Sempre e o SER Voluntário. Na área de desenvolvimento e carreira, constam os programas Sucessão de Gestores, Aqui você pode crescer e o Programa Crescer.
 
Programa Florescer - É um centro de educação livre para crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, de ambos os sexos, em situação de vulnerabilidade social. O programa destina-se a jovens da comunidade e filhos de funcionários das Empresas Randon. Os beneficiados participam gratuitamente de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, de segunda a sexta-feira, no turno inverso ao de sua escola. Hoje conta com 1.272 jovens beneficiados e sete franquias, distribuídas no RS, SC, PR e SP. Dos 15 aos 16 anos, eles ingressam no Florescer Iniciação Profissional, etapa de conhecimento para aos 16 anos iniciar no Programa Qualificar, que garante a formação profissional.
 
Programa Ser Voluntário - Consiste em um apoio formal e organizado das Empresas Randon aos funcionários que desejam servir, voluntariamente, à comunidade com seu tempo e suas habilidades em atividades como: reparos e pintura em escolas, limpezas, cortes de grama, plantação de mudas de flores, arrecadação de doações em casos de calamidade pública local, regional e/ou de âmbito nacional, entre outras.
 
Programa Qualificar - Com a missão de preparar jovens para uma melhor inserção no mercado de trabalho, através de uma formação técnica e humanística, o programa Qualificar é destinado aos jovens da comunidade que se formam pelo programa Florescer e aos filhos de funcionários na faixa etária de 16 a 18 anos que estejam cursando o ensino médio. Ocupa uma área de 1.650 m² dentro das Empresas Randon, composta por seis salas de aula, uma sala para treinamento de informática, biblioteca e oficina equipada para os cursos de aprendizagem Industrial.
 
Programa Novos Caminhos - Visa à expansão das experiências profissionais e pessoais dos funcionários das Empresas Randon, através da preparação para sua aposentadoria. Desperta para a necessidade de planejar o seu desligamento, três anos antes da aposentadoria, construindo novos projetos de vida e incentivando a autonomia nas decisões pessoais e de empreendedorismo. O programa destina-se a funcionários com idade a partir de 57 anos. Atualmente, 260 funcionários estão participando do programa.
 
Programa Viver de Bem com a Vida - O Viver de Bem com a Vida é destinado à promoção da qualidade de vida dos funcionários, familiares e comunidade. O programa prevê um amplo leque de ações para incentivar as pessoas a buscarem seu bem-estar através de lazer, esporte e cultura. São também elaborados e implementados programas de cunho preventivo na área da saúde e de estímulo à qualidade de vida e intervenção com orientação, encaminhamento e acompanhamento nos casos de dependência química.
 
Programa Incluir - O programa tem por objetivo disseminar, na cultura organizacional das Empresas Randon, a igualdade de oportunidades, respeitando as diversidades, sejam elas étnicas, raciais, de credo, de idade, e tem como prioridade a inclusão de pessoas com deficiência, contribuindo para o crescimento pessoal e profissional delas, além de atender uma necessidade legal.
 
Programa Sucessão de Gestores - O programa tem a missão de identificar e desenvolver profissionais com potencial para suprir as demandas para cargos de gestão existentes nas Empresas Randon, como Diretor, Gerente, Coordenador e Especialista. O processo consiste na abertura de inscrições, sendo que os funcionários selecionados passam por diversas etapas de avaliações, realizadas com base no Perfil do Líder Randon.
 
Programa Aqui Você Pode Crescer - Possibilita o aproveitamento de candidatos internos nas vagas oferecidas pela empresa. O programa possui como objetivos: oportunizar o crescimento profissional, proporcionar o desenvolvimento de atividades adequadas ao perfil do funcionário, elevar o nível de empregabilidade dos profissionais, ampliando perspectivas de crescimento na organização, valorizar e desenvolver os talentos internos, além de estimular o autodesenvolvimento.
 
 
Programa Crescer - As Empresas Randon incentivam constantemente a qualificação e o desenvolvimento de seus funcionários. Através do Programa Crescer, oferecem desenvolvimento técnico e comportamental, alinhados com as competências do perfil de cargo e com os planos de desenvolvimento individual realizados. O autodesenvolvimento também é incentivado e valorizado, sendo que por isso as Empresas Randon oferecem reembolsos de educação, em percentuais que variam de 20% a 40% dependendo dos cursos de graduação, pós-graduação, técnicos e idiomas.
 
As Empresas Randon são pioneiras no Brasil na implantação de programas de participação nos resultados. Desde 1990, vêm aplicando e aprimorando seus modelos de PPR de forma conjunta com a comissão dos funcionários representantes das empresas.
 
Cooperando (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados das Empresas Randon) - A Cooperando oferece empréstimos e aplicações financeiras. Os empréstimos são concedidos sem burocracia, com ótimo prazo de financiamento e taxas de juros inferiores às praticadas no mercado. Já as opções de investimento têm taxas atrativas de rentabilidade sempre superiores à poupança. Para usufruir desses serviços, é preciso associar-se à Cooperando, investindo mensalmente um percentual mínimo de 1% do salário nominal através de desconto em folha de pagamento. Por ser uma cooperativa, o lucro anual é distribuído entre seus associados.
 
RandonPrev - É um fundo de pensão que possibilita aos funcionários das Empresas Randon uma preparação para o futuro através da formação de uma poupança para a aposentadoria. O objetivo do plano de benefícios RandonPrev é proporcionar uma aposentadoria complementar no final da carreira profissional. Participando do plano, além de programar a aposentadoria, os funcionários têm vantagens ao longo do tempo como, flexibilidade para definir o valor de suas contribuições e redução do imposto de renda.
Veja Também:

RSS

O que são feeds?

Feed é um sistema também conhecido como RSS Feeds (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Os feeds RSS são listas de atualização de conteúdo de um site, escritos com especificações baseadas em XML. Servem para que os internautas possam acompanhar o conteúdo publicado em um site sempre que este for atualizado.

Como usar:

O visitante/usuário de um site inclui o link dos arquivos feed desse site em um programa ou site leitor de feeds e passa então a receber as atualizações do site cujo arquivos de feed está assinando. Hoje já existem sites que funcionam como agregadores de feeds, mostrando as atualizações no próprio navegador, dispensando a instalações de softwares específicos para a assinatura de feeds.

Você pode acessar o link dos feeds da seção de Premiações do Portal Randon aqui e inseri-lo no seu programa ou site leitor de feeds. Assim, você receberá o conteúdo da seção de notícias do portal sempre que ele for atualizado.

As últimas versões dos navegadores Internet Explorer e Firefox possuem leitor de feeds, o que permite a seus usuários utilizarem o próprio navegador para assinar feeds.

Softwares agregadores de feeds: FeedReader  |   FeedGhost  |   SharpReader

Sites que funcionando como agregadores de feeds: Bloglines  |   Blogtok  |   Google Reader  |   Netvibes