Sala de Imprensa

17.05.2013 NOTÍCIAS

Programa Qualificar forma 57 novos profissionais

 Desde 2006, 315 jovens aprendizes já foram capacitados e ganharam uma nova profissão
 
Adquirir conhecimento e conquistar um ofício é o desejo de muitos jovens. Foi assim com Alex Sandro Pereira (foto), que aos nove anos de idade, ingressou no Programa Florescer, criado pelas Empresas Randon e mantido pelo Instituto Elisabetha Randon. Durante o turno contrário ao da escola, ele ficava em casa sem fazer nada e, por iniciativa do pai, foi inscrito no Programa. O garoto foi crescendo e, pelo bom desempenho, passou a fazer parte do Programa Qualificar e frequentar um curso técnico de montador. Hoje, com 18 anos, já tem uma profissão. "Nunca imaginei que algum dia eu conseguiria trabalhar em uma empresa grande. Com essa oportunidade, tive a chance de aprimorar meus conhecimentos e, hoje, trabalho na maior fabricante de reboques e semirreboques na América Latina e uma das maiores empresas do mundo. Claro que pretendo crescer aqui dentro, mas estou muito satisfeito com a função que exerço. O mais gratificante é, depois do nosso trabalho, ver os produtos prontos", relata
 
Alex Sandro é um dos 57 jovens aprendizes que irão se formar, no próximo dia 22, pelo Programa Qualificar - Centro de Educação Profissional Randon/SENAI, de Caxias do Sul (RS). Os jovens concluíram com êxito os cursos de Mecânico de Usinagem e Montador de Componentes Automotivos e Implementos Rodoviários, ambos com duração de dois anos. A solenidade de certificação será realizada no Centro de Educação das Empresas Randon (Complexo Interlagos), às 18h30min. Os formandos serão conduzidos pelo diretor de tecnologia e exportação da Randon S.A., Cesar Alencar Pissetti, paraninfo da turma.
 
Em todo o período de duração dos cursos, os jovens receberam conhecimentos teóricos e práticos para atuar no segmento da indústria. Juares Perochin Junior, 18 anos, está se formando no curso de Mecânico de Usinagem. O jovem aproveitou ao máximo essa oportunidade e, desde o início do ano, trabalha na JOST. "Quando eu soube das vagas para o curso, logo me inscrevi. Adquiri bastante conhecimento e conquistei uma profissão, além de um ótimo emprego. Acho muito válida e importante essa oportunidade que as Empresas Randon dão para nós, jovens. Vou levar esse conhecimento que adquiri para a vida inteira, com certeza", ressalta Juares.

Desde sua criação, em 2006, o CEP já formou 315 jovens aprendizes. Atualmente, conta com 160 novos estudantes, na faixa etária de 16 a 18 anos. Os cursos oferecidos são Mecânico de Usinagem, Montador de Componentes Automotivos e Implementos Rodoviários e Mecânico de Manutenção, todos com uma carga horária de 1.600 horas e desenvolvidos em parceria com o SENAI, no contraturno escolar. Além da formação técnica, o Programa oferece atividades complementares como: Complementação para Educação Profissional, Programa de Segurança e Saúde Ocupacional, Programa Meio Ambiente, Palestras com temas técnicos e comportamentais, visitas em feiras, atividades de grupo, entre outras.

Instalado nas dependências das Empresas Randon, o Qualificar conta com uma área física de 1.650 m², dividida em seis salas de aula, biblioteca, oficina, sala de informática, vestiários masculino e feminino, além de uma ampla oficina. Com esta estrutura física, o Programa tem capacidade para formar 200 jovens aprendizes simultaneamente.
Veja Também:

RSS

O que são feeds?

Feed é um sistema também conhecido como RSS Feeds (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).

Os feeds RSS são listas de atualização de conteúdo de um site, escritos com especificações baseadas em XML. Servem para que os internautas possam acompanhar o conteúdo publicado em um site sempre que este for atualizado.

Como usar:

O visitante/usuário de um site inclui o link dos arquivos feed desse site em um programa ou site leitor de feeds e passa então a receber as atualizações do site cujo arquivos de feed está assinando. Hoje já existem sites que funcionam como agregadores de feeds, mostrando as atualizações no próprio navegador, dispensando a instalações de softwares específicos para a assinatura de feeds.

Você pode acessar o link dos feeds da seção de Notícias do Portal Randon aqui e inseri-lo no seu programa ou site leitor de feeds. Assim, você receberá o conteúdo da seção de notícias do portal sempre que ele for atualizado.

As últimas versões dos navegadores Internet Explorer e Firefox possuem leitor de feeds, o que permite a seus usuários utilizarem o próprio navegador para assinar feeds.

Softwares agregadores de feeds: FeedReader  |   FeedGhost  |   SharpReader

Sites que funcionando como agregadores de feeds: Bloglines  |   Blogtok  |   Google Reader  |   Netvibes