Voltar

Empresa

Histórico

Década de 1940

Início das atividades, quando os irmão Hercílio e Raul Randon, que trabalhavam na fabricação de ferramentas agrícolas, decidem abrir uma oficina para reforma de motores industriais.

Década de 1950

Fundação da Mecânica Randon Ltda. Início da fabricação de freios a ar para reboques, desenvolvido para enfrentar os acentuados declives da região da Serra Gaúcha, além da fabricação do 3º eixo para caminhões.

Década de 1960

Fabricação dos primeiros semirreboques. Conforme determinações estabelecidas pela Lei da Balança, a Randon viu uma grande oportunidade e criou um 3º eixo para carretas e o sistema de suspensão balancim, o que possibilitou a ampliação da capacidade de carga. A Randon crescia no ritmo de um País que se industrializava e ampliava seu modal rodoviário.

Década de 1970

Após viagem à Europa, onde conheceram com mais profundidade a realidade do sistema de transportes mundial, os irmãos Randon percebem o potencial de crescimento do setor e investiram em uma nova fábrica com 40.000 metros quadrados de área construída. A empresa abre o capital para ampliar a capacidade de produção e inicia a fabricação dos veículos fora de estrada, através da Randon Veículos, tornando-se a primeira montadora genuína de veículos automotores do Sul do Brasil. Também dá início a estruturação de sua rede de distribuidores e ingressa no comércio exterior.

Década de 1980

Inicia o processo de diversificação do negócio da Randon, com a fundação da Freios Master, uma joint-venture com a americana ArvinMeritor (na época Rockwell), e da Administradora de Consórcios Randon.

Década de 1990

Com a incorporação da Fras-le e a fundação da Randon Argentina e da JOST Brasil, joint-venture com a JOST-WERKE da Alemanha, intensifica a diversificação de negócios.

Década de 2000

Fundação da Suspensys, uma joint-venture com a ArvinMeritor, dos Estados. A Randon consolida-se como uma marca de referência global, com parceiros estratégicos de classe mundial, posicionada entre as maiores empresas privadas brasileiras, líder em seus segmentos e exportando para todos os continentes.

Alinhadas com a inovação e o pioneirismo, desde a sua fundação, as Empresas Randon contabilizam uma série de iniciativas e empreendimentos que mantêm a empresa na rota do desenvolvimento sustentável por estarem absolutamente afinadas com as pessoas e com o meio ambiente. Todas as iniciativas empresariais têm convergido para uma postura ecologicamente adequada e tendo a tecnologia e a inovação como aliadas. É o caso da Fundição Castertech de Tecnologia, do Campo de Provas e da pintura DuraTech®, que confirmam o espírito pioneiro das Empresas Randon.