Empresa

Perfil

Maior fabricante de reboques e semirreboques da América Latina e entre os maiores do mundo, a Randon S.A., desde 1949, fabrica diferentes tipos de equipamentos entre semirreboques, reboques e carrocerias, nas modalidades graneleiro, carga seca, tanque, basculante, silo, frigorífico, canavieiro, florestal, sider, furgão, entre outros. A empresa conta com 400 mil unidades fabricadas, participação expressiva de mercado que mostra a sua importância na história da expansão do transporte rodoviário de cargas no País e no exterior.

Em 2004, a Randon ingressou no segmento ferroviário, complementando seu portfólio de produtos para o transporte de carga, com os vagões do tipo hopper, gôndola, tanque, carga geral, sider e plataforma, entre outros, ultrapassando a marca de 7 mil unidades fabricadas neste segmento.


Além da sede, em Caxias do Sul (RS), a empresa tem unidades industriais em Chapecó (SC) e na cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina, com um sistema de complementação de linhas de produção com total sinergia entre todas as unidades, de modo a atender todos os mercados.

No Brasil, o atendimento é realizado através de uma sólida Rede de Distribuidores que está estrategicamente localizada em mais de 80 pontos do país. Há quatro décadas atuando no mercado internacional, a empresa marca presença em mais de 70 países, para onde já exportou mais de 63 mil unidades de produtos projetados e desenvolvidos de acordo com as exigências locais de transporte de cada região. Para acessar os diversos continentes, a Randon conta com uma rede internacional composta por 48 pontos de distribuição, escritórios comerciais e unidades de montagem de CKD. Principal exportador brasileiro de implementos rodoviários, a Randon é responsável por cerca de 70% das unidades exportadas a partir do Brasil.

O foco na inovação é sustentado pelo constante investimento em tecnologia e geração de novos conhecimentos. Exemplo disso é o processo de pintura DuraTech®, realizado com a imersão total dos chassis em tanques de tinta (pintura e-coat + top-coat), proporcionando uma pintura similar à de automóveis e cabinas de caminhão, o que torna a Randon a única fabricante de semirreboques da América Latina a oferecer este diferencial. Outro exemplo é o Campo de Provas onde os produtos Randon são testados em avançadas condições tecnológicas.


A conquista e a manutenção das certificações nacionais e internacionais, muitas vezes antes mesmo da exigência legal, e o reconhecimento do mercado através de relevantes premiações, integram a postura de inovação da empresa.

Com presença constante no ranking da revista Exame/Você S/A entre as 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil (nove vezes), também é destaque na categoria Cidadania Empresarial pela política de responsabilidade social.

As seis décadas e meia de atuação das Empresas Randon, marcam a trajetória do conglomerado que nasceu em Caxias do Sul graças ao empreendedorismo dos irmãos Raul e Hercílio Randon. A história da expansão do transporte de cargas no País está diretamente ligada à da evolução da Randon no atendimento às demandas desse segmento, criando soluções para toda a cadeia com produtos e inovações tecnológicas que tornam a Randon um player mundialmente reconhecido.